top of page

Under 30: Habitação rima com preocupação

11/04/2024

Mais de 65% dos jovens trabalham 36 horas semanais e recebem menos de mil euros líquidos por mês, revelam os dados de um estudo recente intitulado “Retrato da População Jovem Portuguesa. Quem São, o Que as/os Move Agora e Quais as suas Expectativas”. Cumprir o sonho de ter casa própria é cada mais difícil ou praticamente impossível.

O estudo feito pelo SINLab e coordenado pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU), citado pelo Jornal de Notícias (JN), que contou com a resposta de 5.137 jovens entre os 12 e os 30 anos, revela que, em 2022, 52% dos jovens trabalhavam até 35 horas e recebiam, em média, 725 euros por mês. Só um terço dos jovens (34,4%) recebia entre mil e três mil euros mensais.


O retrato detalhado das dificuldades e aspirações dos jovens portugueses coloca a habitação no centro das grandes preocupações. Mas comprar casa é um objetivo cada vez longínquo.


O estudo mostra que 34% dos jovens inquiridos vivem numa casa que pertence à família; cerca de 35% arrendaram um imóvel com outros amigos ou família; e 10% vivem em quartos arrendados, gastando, em média, 428 euros mensais. Apenas 20% tem casa própria.


bottom of page